A MÚSICA NA ESCOLA
"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição".
Aristóteles.
A música sempre me encantou. Lembro-me bem de que ainda nos anos de 1960 e principalmente nos anos anos 1970, época da minha infância, encantei-me com as músicas da Jovem Guarda, que, naquele tempo eu ouvia no rádio de minha casa e saia cantando .
Já na escola, gostava das músicas ensinadas pelas minhas professoras, que além de ensinar os valores da vida, conceitos e conteúdos, me proporcionavam uma enorme alegria em poder cantá-las em altos brados pelos pátios das escolas onde estudei, nos momentos oportunos.
Maria Zilda.
Desde o século XVI, os Jesuítas
já utilizavam a música como atrativo com as crianças indígenas para os seus
ideais de catequização. As músicas funcionavam como veículo de aprendizagem,
onde as letras transmitiam conceitos e valores cristãos. Assim à prática de
associar a música a qualquer disciplina, como auxiliadora do aprendizado, é
educar musicalmente e propiciar a criança uma compreensão progressiva da
linguagem musical através de experimentos e convivência orientada,
proporcionando a vivência da linguagem como um dos meios de representação do
saber construindo do estudante com o meio ambiente. O educador deve usar a
música para ensinar, dando o verdadeiro valor à música dentro da sala de aula,
como elemento auxiliar na formação do jovem, usando-a como recurso na aquisição
do conhecimento. Por meio de suas letras, a canção transmite conceitos e valores.
A música, possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, se for usada de uma forma planejada. A música é um dos principais meios de persuasão existente na sociedade, pois através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, idéias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionadas.
A música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da música é aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do ensino-aprendizagem.
A música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da música é aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do ensino-aprendizagem.
A música está presente na vida de todos e é parte indissociável da educação. Entretanto, é uma área do conhecimento que não tem recebido a atenção necessária. Para o processo de aprendizagem, são muitos os benefícios desta arte, sem esquecer que acima de tudo, conhecer música permite desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro que nos cerca.
A música é uma linguagem universal capaz de mexer com emoções de homens e mulheres de qualquer parte do mundo e de qualquer idade. Ela faz parte de nossas vidas desde a gestação.
A música estimula áreas do cérebro humano não desenvolvido pelas linguagens oral e escrita, desenvolve o raciocínio matemático, capacidade de concentração, memória.
É uma excelente ferramenta de educação.
http://aprendizagemgrupo13.pbworks.com/w/page/13491294/M%C3%BAsica%20na%20escola%20influencia%20na%20aprendizagem
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