Olá pessoal, achei bem interessante essas explicações sobre estudo do meio (aula fora).
É importante que todo professor ou futuro professor tenha conhecimento dessas informações pois precisamos reconhecer que o ensino-aprendizagem não deve ser feito necessariamente apenas dentro dos muros de uma escola.
Maria Zilda.
Maria Zilda.
Fora dos muros da escola
Os estudos do meio são uma forma eficiente de ampliar os conhecimentos e de tornar o aprendizado mais significativo, mas devem ser planejados com cuidado.
Objetivos:
★ Ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula
★ Aliar teoria à prática
★ Formar cidadãos críticosFaixa etária: 1º ao 5º ano
★ Ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula
★ Aliar teoria à prática
★ Formar cidadãos críticosFaixa etária: 1º ao 5º ano
"Os estudos do meio são muito produtivos e vêm ao encontro da demanda escolar atual. Nós formamos para a cidadania, pois o aluno não apenas aprende o conteúdo escolar, como melhora como cidadão. E nós, educadores que acompanhamos essas saídas da escola, também aprendemos muito."
Raquel Barbosa Rocha, do Colégio Maria Imaculada
Antigamente, levar os alunos a museus, zoológicos e indústrias era considerado passeio escolar. Hoje, o nome correto é estudo do meio. Mas, afinal, qual a diferença? “Passeio é para lazer, recreação. O estudo do meio está inserido na aprendizagem, é uma forma de ampliar o conhecimento”, explica Sueli Gonçalves Gomes, orientadora do 1º ano do Colégio Santa Maria, em São Paulo (SP). “No estudo do meio, os alunos veem que aquilo que leram no livro existe na realidade. Ele dá vida ao que se aprende na sala de aula”, completa Adriana Bulbovas, coordenadora e orientadora pedagógica do Colégio Pentágono, também na capital paulista.
Já Raquel Barbosa Rocha, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Maria Imaculada, em Curitibanos (SC), diz que o objetivo dos estudos do meio é formar pequenos pesquisadores e incentivar a investigação. Mas para que as saídas escolares rendam os resultados esperados é preciso planejamento. Então, antes de colocar a turma no ônibus, veja as dicas de quem já realiza esses estudos.
Antes, durante e depois Antes = planejamento + pesquisa
2. Escolhido o lugar, liste as disciplinas que podem ser envolvidas no estudo.
3. Faça um levantamento do que os alunos sabem sobre aquele assunto.
4. Peça aos alunos para pesquisarem o tema do estudo, levantarem hipóteses e criarem perguntas. Os alunos do Colégio Maria Imaculada anotam tudo em seu “guia de campo” (folhas avulsas que são grampeadas, formando uma espécie de apostila).
Durante = in loco
1. Os alunos investigam e tentam comprovar as hipóteses levantadas em sala de aula.
2. Os alunos anotam o que o monitor, biólogo ou outro profissional do local visitado explica e vão fazendo as perguntas elaboradas na escola. Os alunos do Colégio Maria Imaculada fazem as anotações no guia de campo.
Depois = conclusão
1. Os alunos vão tentar responder às perguntas levantadas na fase pré-estudo e também aquelas que surgirem pós-estudo.
2. Convide os pais a assistir uma apresentação feita pelos alunos, na qual irão mostrar os resultados do estudo, por meio de cartazes, apresentação no Power Point etc.
Quem vai?
Geralmente, os alunos são acompanhados pelo professor de sala, pelo coordenador e por monitores do local visitado. “Cada um tem um olhar diferente: enquanto os alunos e o professor estão em busca do conhecimento, o coordenador vai anotando o que pode ser aperfeiçoado, o que pode ser mudado no ano seguinte”, conta Raquel Rocha, do Maria Imaculada.
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Papel do professor Nessa fase, o professor deve amarrar os conceitos, garantindo, assim, a aprendizagem. |
Onde levar a turma
O local deve estar sempre relacionado a algum tema trabalhado em sala de aula. Veja a seguir aonde os alunos dos colégios Pentágono, Maria Imaculada e Santa Maria irão este ano. Vale ressaltar que esses estudos têm um foco principal, mas são desenvolvidos de forma interdisciplinar. Por exemplo, a ida ao aquário não rende apenas estudo sobre peixes na aula de Ciências, mas também atividades de Português, Matemática, Artes etc.
Colégio Maria Imaculada
• 1º ano – agência dos Correios, rádio e cinema Foco: conhecer alguns meios de comunicação.
• 2º ano – jornal da cidade Foco: descobrir como se faz um jornal, como são selecionadas as notícias e como são escolhidas as que vão para a capa, o que é um boneco etc.
• 3º ano – zoológico em Salete (SC) Foco: estudar os animais em extinção e que vivem em cativeiro.
4º ano – plantação de cana-de açúcar em Celso Ramos (SC) Foco: observar que a cana pode servir de alimento e de combustível, e relacionar o cultivo com o Brasil colônia.
• 5º ano – Mata de araucária em Fraiburgo (SC) Foco: ver de perto o que ainda resta dessa vegetação e perceber a importância de preservá-la.
Colégio Pentágono
• 2º ano – aquário de São Paulo (SP) Foco: estudar os animais aquáticos.
• 3º ano – indústria de sabão Razzo Foco: relacionar a industrialização, urbanização, vida no campo e na cidade.
• 4º ano – centro de São Paulo Foco: conhecer a história da cidade, por meio da visita ao Pátio do Colégio, a casa da Marquesa de Santos, ao mosteiro de São Bento e ao Mercado Municipal.
• 5º ano – Fazenda de café em Jundiaí (SP) Foco: visitar a casa grande e a senzala e estudar a história do Brasil – da escravidão aos imigrantes italianos.
Colégio Santa Maria
• 1º ano – Fundação Maria Luisa e Oscar Americano Foco: conhecer as obras dos “artistas viajantes” (aqueles que vieram para o Brasil pintar a fauna e a flora brasileira e depois voltaram para seus países).
Estudo da convivência
No Colégio Pentágono, os acampamentos realizados durante o ano (um para cada série) também são considerados estudos do meio. “No acampamento, trabalhamos a convivência e os valores”, diz a coordenadora Adriana Bulbovas. Como todo estudo do meio, o acampamento requer dedicação do professor antes, durante e depois:
• Antes: roda de conversa para o professor explicar aos alunos como serão os dias no acampamento.
• Durante: as crianças participam de atividades propostas pelos monitores (e discutidas previamente com a coordenação da escola) para estimular a integração e a socialização.
• Depois: o professor conclui o estudo, estimulando as crianças a lembrarem da experiência vivida e a contarem do que mais gostaram e do que menos gostaram.
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