domingo, 26 de maio de 2013

Projeto


Projeto Comer Bem

Esse projeto foi desenvolvido na Escola de Educação Infantil onde eu trabalho. Foi um trabalho legal e significativo, obtemos bons resultados.  

Maria Zilda. 

Tema: Alimentação Saudável.
Público-alvo: Alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Duração: Quatro meses.

Justificativa:
Os hábitos alimentares do povo brasileiro tem se modificado e isso tem trazido graves consequências para a saúde, como: obesidade, diabetes, altas taxas de colesterol, entre outras. Também levamos em consideração que na escola algumas crianças se recusavam a provar alguns alimentos, em especial as verduras, os legumes e até mesmo as frutas oferecidas, e que o alimento preparado com dedicação e capricho, por diversas vezes era desperdiçado no lixo. Ao conversarmos com os pais, verificamos que as crianças em casa, apresentam a mesma dificuldade em aceitar os alimentos nutritivos e tão recomendáveis, e que os mesmos não sabem o que fazer para mudar os hábitos alimentares dos filhos.
Além do mais, consideramos também como é importante para o aprendizado e o rendimento do aluno que se encontra bem alimentado.
Isso nos motivou a realizar um trabalho prévio em sala de aula com o intuito de “educar e propiciar situações de cuidados que contribuam para a formação de crianças felizes e saudáveis.”


Objetivos:
* Incentivar os alunos a consumirem alimentos essenciais para que seu desenvolvimento ocorra de forma saudável;
* Fazer com que os alunos reconheçam o valor das frutas, verduras e legumes para sua nutrição e saúde.
* Alertar de forma lúdica e agradável para o risco do consumo exagerado de doces, balas, refrigerantes e lanches;
* Conscientizar, através da informação do cardápio diário da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos;
* Apresentar à comunidade, a reciclagem de alimentos como uma forma de alimentação saudável, alternativa e econômica;
* Envolver a comunidade escolar no processo de formação de hábitos alimentares saudáveis.

Etapas de Desenvolvimento:
* Conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto em questão;
* Entrega de formulário de pesquisa para as famílias, visando coletar informações sobre os hábitos alimentares;
* Tabulação dos dados obtidos na pesquisa;
* Palestra com nutricionista;
* Leitura de textos;
* Registro de textos coletivos;
* Utilização de músicas referentes ao tema;
* Alfabeto móvel;
* Modelagens, recortes, colagens, pinturas e desenhos;
* Quebra-cabeças  de frutas e legumes;
* Experiências - observação de transformação dos alimentos em: sucos, bolos, doces, utilizando frutas e cascas de frutas;
* Brincadeiras;
* Rótulos;
* Adivinhas de frutas;
“ Observar o recorte nas frutas, identificando inteiro e metade;
* Calendário – destacar as frutas de cada estação do ano;
* Histórias – coleção frutolândia;
* Dominó;
* Jogo da memória;
* Confecção de painéis;
* Fantoches;
* Confecção de livro de receitas;
* Vídeos, feito com os próprios alunos.

Áreas de Atuação:
·         Língua Portuguesa;
·         Matemática;
·         Ciências;
·         Artes.

Avaliação:
No decorrer do projeto, será diagnosticado se está acontecendo alguma mudança nos hábitos alimentares das crianças. A avaliação também será feita através de registros e envolvimento das crianças e familiares. 

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